Exercício físico aumenta a estética

Exercício físico aumenta a estética

A prática regular de exercício físico pode ser o melhor tratamento estético natural: uma melhor cor e textura da pele e do cabelo, menos rugas, menos celulite e varizes, um corpo mais estilizado ou menos obeso são alguns dos possíveis efeitos
Exercício físico aumenta a beleza
Mayte Rius
03/01/2014 04:43
Atualizado em 03/01/2014 17:07

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“Está provado que uma única sessão de exercícios já faz você se sentir mais bonita, melhora a percepção que você tem do seu corpo; A razão é possivelmente a liberação de endorfinas , o que faz você se sentir melhor, você se sente mais feliz, mais confortável com o seu corpo e você está mais bonito “, diz Carlota Torrents, professor do Instituto de Educação Física da Catalunha, justifique a tendência crescente de ligar o exercício à atratividade e à beleza física.

Se, como dizem, o rosto é o espelho da alma, ninguém deveria perder essa conexão, uma vez que os benefícios do exercício físico e mental na saúde foram estabelecidos e há muito prescritos como o melhor antídoto para o envelhecimento. . Em primeiro lugar, há uma relação muito clara entre atividade física e obesidade , que é um problema de saúde, mas também estético. Em segundo lugar, a atratividade física tem muito a ver com a postura corporal e se alguém deixa de passar o dia sentado em frente à mesa de trabalho ou à televisão e tonifica os músculos, sua postura é mais aberta, mais esticada, transmite mais segurança, e também as roupas se sentem melhor. E se os músculos sob a pele tiverem um tom melhor, é lógico que isso pareça mais.

Mas além de facilitar uma melhor aparência e aparência, o impacto que o exercício físico tem sobre o organismo e os processos internos que desencadeia o tornam uma ferramenta importante como tratamento antienvelhecimento, tratamento anticelulite, tratamento de remodelação, tratamento dermatológico ou tratamento capilar, entre outros. outros Entre as virtudes estéticas atribuídas a ele estão uma melhor cor e textura da pele, uma melhora na aparência da acne, uma redução na celulite e nas veias varicosas, um menor inchaço das pernas, um atraso no aparecimento de rugas, Menor excesso de peso … Luis Miguel López Mojares, especialista em fisiologia do exercício e professor da Universidade Europeia de Madrid, salienta que, para além da especulação sobre os efeitos estéticos específicos, o que o exercício consegue é que o corpo está nas condições mais saudáveis possível – que em muitos casos pode ser sinônimo de mais beleza -, e que a razão está nas substâncias que liberam os músculos quando se contraem ( mioquinas ) e na percepção de que pessoas com atividade física regular mantêm um comprimento maior de os telômeros que protegem os genes. “A prática regular de exercício é uma ótima ferramenta para envelhecer melhor e nos encontrar mais porque a pesquisa científica mostrou que as mioquinas têm efeitos antiinflamatórios e antioxidantes , reduzem a massa adiposa visceral (a mais perigosa), melhoram a vascularização, o metabolismo, o funcionamento do sistema nervoso e a qualidade do sono; enquanto ter telômeros mais longos protege contra doenças crônicas incapacitantes ”, explica.

São alguns desses efeitos biológicos que podem justificar os benefícios estéticos que freqüentemente estão relacionados ao exercício. Porque uma melhor circulação sanguínea facilita uma melhor cor e qualidade da pele e do cabelo, mas também uma maior mobilização de gorduras, menor retenção de líquidos ou menor risco de varizes, por exemplo. Também está comprovado que o exercício melhora o sistema imunológico, diminui a secreção de insulina e melhora o ritmo intestinal, e todas essas reações podem ter certa correlação no nível estético e ser usadas como tratamento de beleza.

Tratamento anti-obesidade “Um estilo de vida ativo é necessário para evitar engordar, assim como é manter o peso saudável indefinidamente, uma vez alcançado; e se alguém é obeso, o exercício modulado é uma parte fundamental nas fases de perda de peso para que o corpo se habitue a ele e para alcançar isso quando a pessoa se aproxima do peso saudável e é capaz de manter uma rotina de atividade para sempre “. López. E salienta que nos estágios iniciais da perda de peso é importante incluir exercícios de força, pois dietas de baixa caloria nos fazem reduzir a gordura, mas também a massa muscular, e devem compensar essa perda.

“Por muitos anos pensou-se que a melhor coisa para reduzir o tecido adiposo era o treinamento aeróbico (corrida, ciclismo, natação, dança …), mas foi demonstrado que o treinamento de força tem mais efeito porque você continua queimando gordura após o exercício, durante os períodos de recuperação “, diz o professor Torrents. E ele explica que o exercício facilita a circulação do sangue para os tecidos adiposos, o que significa que as gorduras são mobilizadas e podem ser usadas para o processo metabólico dos músculos. Mas ele adverte que quando você quer perder peso e reduzir a gordura , o exercício deve sempre ser acompanhado por uma dieta “porque depois de se exercitar você fica com mais fome”. Por sua vez, Ramon Grimalt, maratona dermatologista e professor da Universidade de Barcelona (UB) e da Universidade Internacional da Catalunha (UIC), enfatiza a importância do exercício para manter um peso constante e volume e reduzir o risco de rugas e flacidez da pele que estão associados a mudanças bruscas de peso.

Tratamento dermatológico Grimalt garante que quando você mantém um bom tônus ​​dos músculos sob a pele, envelhece melhor, quebra menos e recupera-se melhor em caso de intervenções cirúrgicas, gestações, etc. Por outro lado, se a massa muscular aumenta, a pele parece mais lisa e macia, menos flácida, e como o exercício estimula a circulação sanguínea, uma maior oxigenação favorece a chegada de nutrientes às células e a eliminação de toxinas, de modo que Melhora a tonalidade, a cor da pele. O Dr. Lopez reitera que a chave está novamente nas miocinas que liberam os músculos, que modificam a vascularização dos tecidos e têm efeitos antioxidantes.

Por outro lado, alguns estudos indicam que o exercício ajuda a preservar o colágeno, o componente mais abundante da pele e que previne a flacidez e outros sintomas do envelhecimento. A razão, eles explicam, é que o exercício reduz os níveis de insulina, enquanto quando a insulina é alta, um grupo de enzimas que destroem o colágeno é estimulado. Mas dermatologistas alertam que a prática usual de esportes ao ar livre também leva a uma maior exposição aos efeitos do clima sobre a pele e que pode envolver um maior envelhecimento da pele. “Se você treinar seis horas por semana duas horas por dia expondo-se ao sol, ao vento, à umidade, à poeira, à poluição e ao atrito a pele ficará mais danificada, terá mais rugas e manchas”, que se não for exposto para o sol e a inclemência do tempo, destaca Grimalt. E ressalta que a melhor maneira de aliviar esse risco é usar protetores solares para a pele e não irritar os olhos, cobrir com uma touca e vestir-se com tecidos técnicos com um bom protetor solar.

Tratamento anti-celulite “A prática regular de exercícios é o melhor tratamento preventivo e de melhoria da celulite que existe”, diz Grimalt. Primeiro, as mioquinas melhoram o metabolismo celular e mobilizam e reduzem a gordura visceral. Mas, além disso, uma circulação mais ativa e uma maior oxigenação permitem eliminar melhor os resíduos dos tecidos, e a contração muscular estimula, de forma indireta, a drenagem linfática, que reduz o inchaço e a retenção de líquidos, principalmente nas pernas. Diversas investigações americanas falam da relação entre o exercício físico regular e menos celulite e atribuem-lhe uma maior capacidade respiratória, menor estresse, a mobilização de gorduras e a maior firmeza da pele. Quando o que se procura é combater a celulite, a recomendação dos especialistas é combinar exercícios aeróbicos e tonificação com o treinamento de força.

Tratamento capilar Tal como acontece com a pele, uma melhor circulação sanguínea através do exercício está relacionada com uma melhor tonalidade, suavidade e brilho dos cabelos. E a melhoria dos níveis de estresse também contribui para uma melhor aparência capilar. Mas Ramón Grimalt adverte que o cabelo dos que praticam esportes também é mais castigado porque está mais em contato com o vento, poeira, sol e água, e porque, além disso, os atletas tendem a lavá-lo com mais frequência e essa maior fricção. e lavagens se acumulam e o cabelo se desgasta antes. “A saúde do cabelo não piora, mas a aparência, especialmente das pontas, às vezes faz”, diz ele.

Remodelando o tratamento Exercício, especialmente se for yoga, pilates ou outras disciplinas centradas no abdômen, nádegas e parte inferior das costas, contribui para tonificar as cadeias musculares e, assim, modelar o corpo e melhorar a postura. No entanto, Carlota Torrents adverte que a estética é muito subjetiva: “O exercício pode modelar seu corpo de maneiras diferentes, porque você pode simplesmente tonificar alguns grupos musculares ou procurar um corpo com um volume muscular muito importante, como fisiculturistas”. O Dr. Grimalt, entretanto, adverte que, do ponto de vista da pele, não é uma boa ideia praticar um exercício muito intenso de máquinas: “Na consulta, vemos muitos jovens que desenvolvem estrias devido ao excesso de desenvolvimento muscular, especialmente em as áreas deltóide e lombar; Por outro lado, quando essas pessoas deixam de praticar um exercício intenso perdem massa muscular e a pele envelhece, com muita flacidez “.

Tratamento anti-stress Luis Miguel López garante que entre os efeitos comprovados do exercício está a melhoria do funcionamento do sistema nervoso e, em particular, o nível de estresse, a qualidade do sono e a atividade sexual. E menos stress e melhor descanso significa sempre uma melhor aparência física, menos olheiras e uma pele mais relaxada. Pelo contrário, o estresse está relacionado a um aumento do risco de excesso de peso, acne e perda de cabelo, entre outras questões.

Tratamento anti-acne Alguns estudos relacionam o exercício a uma melhoria no aparecimento de acne devido à diminuição da secreção de insulina e a certas propriedades antibióticas do suor. No entanto, dermatologistas alertam que, se você não tomar precauções e limpar e secar a pele bem após a atividade física, a mistura de suor e calor pode agravar os problemas de acne.

Tratamento anti- varicoso A melhoria da circulação sanguínea que envolve exercício implica um menor risco de veias varicosas. Os especialistas explicam que, por um lado, a quantidade de sangue ejetada pelo coração aumenta em cada batida e, por outro, a elasticidade dos vasos sanguíneos aumenta e o retorno do sangue das pernas é facilitado.

Tratamento Anti-Stress Outro dos benefícios estéticos atribuídos à prática regular de exercício tem a ver com a sua capacidade de melhorar o ritmo intestinal e prevenir a constipação. Alguns especialistas explicam que a atividade física aumenta as contrações da parede intestinal e diminui o tempo que leva para o lixo passar pelo intestino, de modo que menos toxinas se acumulam no corpo e, com isso, diminui o risco de algumas erupções cutâneas (grãos). , acne …) e também inchaço abdominal.
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Com abs você reduz barriga
Professor Carlota Torrents desmistifica que se perde gordura e barriga fazendo flexões. “Não está provado que exercitar um determinado músculo ajuda a mobilizar a gordura dessa área; o que é comprovado é algo mais global, que se você se exercita, consegue mais circulação sanguínea para o tecido adiposo e as gorduras são mobilizadas para o processo metabólico dos músculos “, explica.

Suando elimina toxinas
Há muitas pessoas que acreditam que parte dos benefícios do exercício tem a ver com a transpiração e que é a transpiração que melhora a aparência da pele porque elimina as toxinas. Mas os médicos consultados dizem que a transpiração é apenas um mecanismo para regular a temperatura corporal, composta exclusivamente de água e sais minerais, e isso não serve para desintoxicar o corpo. “Quando suamos a água fica na pele e, ao evaporar, reduz o calor interno; é o mesmo princípio que o botijo ​​trabalha ”, explica Luis Miguel López.

Suando queima gordura e slims
O dermatologista e maratonista Ramon Grimalt também insiste que a transpiração só serve para baixar a temperatura corporal, nem queimar gordura nem perder peso. Ele explica que se alguém pesa menos depois de correr em plástico para suar, é porque perdeu mais água, mas precisa se hidratar para substituí-lo, caso contrário seu desempenho muscular, cerebral e cardiovascular será afetado. “Em muitas maratonas, os corredores são pesados ​​em diferentes pontos do percurso e, se um deles perder mais de 10% da massa corporal, é impedido de correr” devido aos riscos de desidratação, ressalta Grimalt. Ele garante que ele pode contribuir para queimar mais calorias exercício muito quente quando a temperatura é alta, porque isso obriga o organismo a fazer mais esforço para se livrar do excesso de calor. A mesma coisa acontece, ele diz, se você corre com pouca roupa e está frio, porque o corpo precisa trabalhar mais e queima mais energia para manter a temperatura interna.

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